Prova do Correio I Comentada

clip_image001Questões da Prova do Correio Nivel Médio 2011 na disciplina de Informática, 20 questões, divididas aqui em duas postagens Parte I e II – Banca CESPE.
Texto para as questões de 1 a 3
A figura abaixo ilustra uma janela do Microsoft 0ffice Excel 2OO7 com uma planilha que contém dados relativos a demandas por produtos e serviços da agência central dos Correios de determinado município. A planilha está sendo editado em um computador cujo sistema operacional é o Windows Vista.
clip_image003
Questão 01
Com base nas informações do texto, é correto afirmar que a célula D3
a) está com formatação definida para alinhamento horizontal centralizado.
b) está mesclada.
c) está formatada como texto.
d) tem sua formatação definida para alinhamento vertical centralizado do conteúdo.
e) está formatada para que haja reducão automática do tamanho da fonte, de forma que o seu conteúdo seja ajustado dentro da coluna da célula.
Comentário: Observe que a questão faz referencia a célula D3, note que a célula em questão se encontra com centralização vertical ativada e dentre as opções oferecidas aqui é a única que se encaixa com a figura.

Questão 02
Entre as possibilidades de se ter obtido corretamente o valor mostrado na célula D11 da planilha Excel ilustrada no texto, inclui-se a de, após as devidas formatações, clicar a referida célula e, em seguida,
a) digitar =SOMA(D3;D10) e teclar ENTER.
b) digitar =SOMA(D3-D10) e teclar ENTER.
c) digitar =D3%D10 e teclar ENTER.
d) clicar o botão clip_image004.
e) digitar =S0MA(D3:D1O) e teclar ENTER.
Comentário: Veja a soma da coluna em questão se refere aos valores existentes entre as células D3 e D10, nesse caso a formula existente na opção (e) estabelece através do uso dos ( : ) que todos os valores existentes entre as duas células especificadas devem ser somados. Obj: Muita atenção com o uso de : e ; no Excel.
Questão 03
clip_image006
Considere que, para representar graficamente a demanda por produtos e servicos da mencionada agência, conforme detalhado na planilha Excel ilustrada no texto, tenha sido criado o gráfico do tipo pizza, em 3D, mostrado na figura acima, utilizando-se recursos obtidos a partir de determinado menu do Excel. Nesse caso, para a criacão desse gráfico, deve ter sido utilizado o menu
a) Revisão
b) Inserir
c) Fómulas
d) Dados
e) Exibição.
Comentário: muita atenção quando a questão faz referencia a menus do programa ao qual a questão se refere, vale nos momentos de estudos dar uma passada pelos menus conferindo os comandos e os atalhos disponíveis.

Questão 4
clip_image007
A figura acima mostra uma janela associada a uma pasta denominada correiosdocs, em um computador em que se utiliza o sistema operacional Windows XP. Com relacão a essa janela e ao Windows XP, assinale a opcão correta.
a) A pasta correiosdocs está contida no disco C: do computador.
b) Ao se clicar o botão clip_image008, os icones associados aos arquivosclip_image010 e clip_image012serão exibidos com tamanho maior que o exibido na janela.
c) Ao se aplicar um clique duplo no icone clip_image014, será aberto o documento associado a esse icone.
d) O arquivo associado ao icone clip_image016ocupa espaco de memória inferior a 8 mil bytes.
e) Ao se clicar o icone clip_image016[1]e, a seguir, o botãoclip_image017 , o referido icone passará a ser exibido, na janela, acima do icone clip_image014[1].
Comentário: questão facil, mas quero chamar a atenção para a figura da janela e seus detalhes, importante conhecê-los, unidades de disco, ícones e efeitos de visualização. A resposta C, corresponde ao clique duplo da tecla do mouse, que quando executado sobre um ícone, abre o arquivo buscando no sistema o programa compatível para tal ação, no caso da questão, abre para a edição o arquivo ORÇAMENTO.XLS, usando o programa EXCEL.
Questão 5
clip_image019
0s recursos do menu Inserir do Microsoft 0ffice Word 2OO7 disponibilizados na barra de ferramentas ilustrada, em duas partes, na figura acima permitem que se insira, em um documento em edicão,
a) equacão matemática, por meio do conjunto de botões clip_image020
b) quebra de secão, por meio do conjunto de botões clip_image021.
c) imagem armazenada no computador, por meio do botão clip_image022.
d) clip_image024texto com efeitos decorativos, como, por exemplo, clip_image026, por meio do conjunto de botões clip_image027.
e) Nova página em branco, por meio do submenu clip_image028
Comentário: Observe o ícone usado pelo programa para a opção IMAGEM, o ícone em questão já é um velho conhecido, muito do layout novo oferecido ao usuraio pelo programa Word 2007 e até mesmo Word 2010 já é de conhecimento de todos, então a atenção aqui é fundamental.
Questão 6
No Microsoft 0ffice Word 2OO7, o usuário encontrará recursos que lhe permitem fazer e exibir comentários e ativar o controle de alteracões que forem feitas em um documento em edicão no menu
a) Correspondências.
b) Revisão.
c) Exibição.
d) Início.
e) Referências.
Comentário: Essa questão mostra como é importante conhecer a interface oferecida pelo programa, no caso as mudanças promovidas pela Microsoft no pacote Office da versão 2003 para a versão 2007, podemos descatar a mudança de Barra de menus para as guias de ferramentas.
Questão 7
Para se criar um arquivo, no formato PDF, correspondente a um documento criado com o Microsoft 0ffice Word 2OO7, é correto o uso dos recursos desse aplicativo disponibilizados a partir do
a) menu Referências, na barra de menus.
b) menu Correspondências, na barra de menus.
c) conjunto de botões Imprimir, obtido ao se clicar o botão 0ffice.
d) conjunto de botões Preparar, obtido ao se clicar o botão 0ffice.
e) menu Layout da Página, na barra de menus.
Comentário: Acredito que a questão numero 7 desta prova deva ser anulada, poi a mesma faz referencia a uma opção que não é padrão do Microsoft Word 2007, para criar um arquivo no formato PDF usando os botões do conjunto imprimir o usuário necessitar ter instalado em seu sistema um programa que seja um complemento para tal ação. No caso a questão não menciona isso. Bom, sem o complemento instalado o usuário não encontrara no conjunto imprimir a opção para criar um arquivo no formato PDF, restando-lhe a criação pela opção SALVAR COMO.
Questão 8
O modem
a) é um tipo de memória semicondutora não volátil.
b) é um tipo de interface paralela que permite a comunicacão sem fio entre um computador e seus periféricos.
c) é um roteador wireless para redes sem fio.
d) tem funcão de garantir o fornecimento ininterrupto de energia elétrica ao computador.
e) pode auxiliar na comunicacão entre computadores através da rede telefônica.
Comentário: Para esse tipo de questão é fundamental que o candidato saiba a diferença em Hardware e Software, importante também conhecer periféricos e suas funções, tais como entrada, saída e armazenamento.
Texto para as questões de 9 a 12
Um arquivo de nome Relatório Periódico.pdf será enviado anexado a uma mensagem de correio eletrônico, utilizando-se recursos de webmail, por meio do Internet Explorer 8 (IE8). A janela do IE8 a ser utilizada nessa operacão está sendo executada em um computador cujo sistema operacional é o Windows Vista. Essa janela, ilustrada a seguir, foi capturada quando o ponteiro do mouse se encontrava sobre a guia clip_image029, correspondente ao acesso a página do sitio www.correios.com.br, que também está ocorrendo na sessão de uso do IE8.
clip_image030
Questão 9
As informações do texto e da janela do IE8 são suficientes para se concluir corretamente que
a) a referida mensagem de correio eletrônico será enviada para mais de um destinatário.
b) os referidos recursos de webmail estão sendo acessados por meio de uma conexão denominada segura.
c) o arquivo que será enviado tem tamanho superior a 4 megabytes.
d) o sitio www.correios.com.br é a página inicial do IE8, instalado no computador.
e) o sitio que disponibiliza os referidos recursos de webmail está configurado como favorito do IE8, instalado no computador.
Comentário: Quando a questão oferece a imagem da janela para ser analisada é importante que o candidato se atenha aos detalhes que são oferecidos, tais como botões de controle, menus, barra de ferramentas, barra de status. Quando estiver estudando um determinado programa procure identificar bem estes itens na janela e suas funções.
Questão 10
Caso se deseje visualizar, no corpo de páginas do IE8, a página web correspondente ao endereço www.correios.com.br, deve-se clicar
a) a guia clip_image031.
b) clip_image033o botão clip_image034.
c) o campo clip_image035do botão clip_image036.
d) o botão clip_image037.
e) o botão clip_image038.
Comentário: Essa questão é muito interessante e reforça a importância do candidato conhecer os detalhes oferecidos pelo layout da janela. No caso do navegador em questão, digo o Internet Explorer 8, a questão faz referencia as GUIAS que nos permitem trabalhar em paginas diferentes ao mesmo tempo.
Fabio Lucio

1 comentários for "Prova do Correio I Comentada"

  1. Anônimo 9/5/13

    Ajudará bastante... Obrigado : )

Leave a reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores