URGENTE - RECURSO para questão 60 de informática, da prova do Tipo 5. Caixa Econômica Federal

URGENTE - RECURSO para questão 60 de informática, da prova do Tipo 5. Vamos tentar pessoal... Não esqueçam de modificar conforme a prova de vcs... 

Senhor examinador, na questão 60 Gabarito 5, que trata de ataques não neutralizados por firewall foi divulgada como resposta correta a alternativa C, Golpe de Phishing, contudo a questão apresenta equívoco de construção que induz o candidato ao erro, pois solicita ataques que NÃO são neutralizados por Firewall, sendo que neutralizar, segundo o dicionário Aulio é o mesmo que anular, impedir de agir, e no caso da questão em epígrafe o Firewall trabalha em conjunto com outras ferramentas de segurança para que possa NEUTRALIZAR um ataque de Worms ou rootkits, por exemplo, pois, para que se possa combater de maneira eficiente Worms, e outras pragas virtuais é necessário, além do Firewall, um bom antivírus, um anti- rootkit, ou a um anti-Spyware em alguns casos.

Veja  o  que  diz  a  cartilhde  segurança  da  informação  do  CERT  (Centro  de  Estudos, Resposta           e                       Tratamento            de     Incidentes    de     Segurança    no     Brasil)     disponível     em http://cartilha.cert.br sobre protão de worms e rootkits:

“Além de utilizar um bom antivírus, que permita detectar e até mesmo evitar a propagação de um worm, é importante que o sistema operacional e os softwares instalados em seu computador não possuam vulnerabilidades.

“Apesar de existirem programas espeficos para a deteão de rootkits, a melhor forma de se proteger é manter o sistema operacional e os softwares instalados em seu computador sempre atualizados e com todas as correções de segurança (patches) disponíveis aplicadas, para evitar que possuam vulnerabilidades.

No caso do Worm, a cartilha até menciona o firewall como coadjuvante na proteção, já no Rootkit, sequer está mencionado entre os principais mecanismos de proteção, e como é solicitada na questão ataques NÃO NEUTRALIZADOS pelo firewall, e com base nas informações da CERT, se conclui que a questão apresenta mais de uma alternativa correta, uma vez que um ataque de Worm ou de Rootkit também não são neutralizados.

Tendo em vista o evidente equívoco no enunciado da questão, solicito a anulação da mesma.

Glaucia Luciana

Sobre o autor

Glaucia Luciana Bacharel em Sistemas de Informação pela UNIJUI-RS, Professor de Programação e Analise de Sistemas. Leia Mais sobre o autor...

13 comentários for "URGENTE - RECURSO para questão 60 de informática, da prova do Tipo 5. Caixa Econômica Federal"

  1. Gláucia parabéns... ficou joia e com certeza vai ajudar muita gente!...

  2. Eu também enviei Gláucia.
    Se alguém souber de outros me manda por email que eu também quero enviar todos os recurso.
    Juliana - jumendes51@hotmail.com
    Obrigada a todos.

  3. Podemos enviar todos o recurso com o mesmo texto?
    meu gabarito é o 2... no caso mudaria no número da questão, certo?

    Gostaria muito que vcs me tirassem uma dúvida: tenho visto que alguns vão entrar com recurso para as questões 7 do gabar. 2, de matemática, que foi a única que eu acertei nesta matéria. Se esta questão for anulada ou revista, eu sou desclassificada? já que nessa caso zeraria a prova? por favor me esclareçam essa dúvida pq estou ficando preocupada.

    Um abraço

    Att

    Silvana

  4. Anônimo 24/4/12

    muito obbrigada com certeza vai me ajudadr também.

  5. Anônimo 24/4/12

    será que tenho chances de estar dentro se anularem alguma questão fiz 32 pontos será que a nota de corte será baixa.

  6. 32 questões, teria que fazer minimo 36 mas, calma, vamos ver quantas questões são anuladas, você ainda esta dentro!

    Silvana tudo bem, fique calma, zerar uma disciplina não exclui o candidato ok...

    Gente me add no facebook procula la Fabio Lucio Guarulhos - no orkut é a mesma coisa

  7. Zerar só as de matemática não é problema. Não pode zerar todas as de conhecimento específico, que são portugês, matemática, atendimento, ética e história da caixa e também não zerar as de conhecimento específico, que são, conhecimentos bancários e informática. Além disso, a redação é eliminatória também. Não pode baixar de 6 pontos. Vamos crer que tudo vai dar certo.

    Deus abençoe.

  8. A verdade é que, nesse momento, ficamos todos inseguros. Eu sempre escrevi, desde os 11 anos. Publiquei livro de poesias, tinha blog... Mas nos últimos anos me dediquei a família, embora fizesse eventualmente alguns trabalhos acadêmicos, não me dediquei mais a escrita. No momento da redação fiquei muito insegura, comecei e apaguei várias vezes. Depois da prova comecei a pensar que "pequei" ao falar sobre sustentabilidade, política públicas, iniciativas privadas e da população como solução para o problema do lixo. Além disso, tem a cobrança da família. Já tem gente me ligando pra saber como me sai. Enfim, é um momento tenso. A prova da CEF foi a primeira da área que fiz. Consegui acertar 41 questões - 21 em CB e 20 em CE e penso que não terei oportunidade de fazer uma prova tão fácil como essa. Sou do ES, e o meu próximo desafio é a prova do BANESTES. Vou me dedicar aos estudos e essquecer um pouco essa tensão do "passo ou não".
    Agradeço muito ao Blog, Prof. Fábio Lúcio, Glaúcia pelo apoio e por tirar minhas dúvidas.
    Já estou seguindo vcs e estarei atenta ás novidades.

    Um abraço

    Silvana Pedrini

  9. Silvana, obrigado pelo carinho e a visita!... A casa é sua viu! O blog agradece de coração e o Fabio Lucio adora amigos então fica a convite a você msn binholg@gmail.com e facebook ou orkut Fabio Lucio Guarulhos...

  10. Quero deixar uma dica...
    SILVANA PEDRINI tem um blog muito bom o endereço é http://poesiaefelicidade.blogspot.com.br/ eu estou seguindo e na minha opinião vale visitar hein... Abraço

  11. Angela 26/4/12

    Olá professor, achei seu blog aqui na rede, gostei muito do seu trabalho e da ajuda que você da aos prestadores de concursos..rs assim como eu! Também fiz o concurso da caixa domingo, acertei 41 questões, e gabaritei conhecimentos bancários, mas com tantos recursos e com esta redação é instavel demais para dizer se é uma nota que dê para ser clasificada ou não. Afinal, tanto pode aumentar como diminuir a minha nota após os recursos não é? Sou de Rondônia e para meu micropolo foram 4.250 pessoas inscritas. O que você acha? ... Bom, confiemos em Deus que o resto ele nos dá! =) Boa sorte a todos, até mais, parabéns pelo seu trabalho!

  12. Ola Angela... Obrigado pela visita e pelo carinho, o blog tem o objetivo de atender aos alunos e aos amigos, fico muito feliz em saber que Rondônia se faz presente aqui também... Olha, sua pontuação foi muito boa, mas é verdade ainda não da para afirmar que classificou, mas, em relação aos recurso quero te lembrar que as questões anuladas não tiram ponto dos candidatos, mas sim, são repassados para todos, fato esse que vai mexer muito na classificação. Bom, só nos resta esperar, mas, olha só, continue estudando e mirando outro concurso ok... Pode contar comigo se precisar! Obrigado mais uma vez e um bjooo

  13. Anônimo 4/5/12

    Bom dia Fabio Lucio.

    O comentário: "zerar uma disciplina não exclui o candidato ok..." é verdade, pois eu zerei matemática, porém acertei 42 questões.
    Obrigada,
    Joyce

Leave a reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores