Questões de Informática Comentadas – Prova Banco do Brasil (07/08/2011)

Apresentação1

Caderno 01 – Tipo 1 – Cargo: Escriturario
41. Mantém o computador que não é provido de bateria funcionando mesmo com a ausência total e temporária de energia da rede elétrica. Trata-se de
(A) desfragmentador.
(B) processador.
(C) nobreak .
(D) placa de rede.
(E) placa-mãe.
Comentário: Questão fácil tendo como resposta o Nobreak, aparelho é muito utilizado em Bancos, hospitais, centrais telefônicas e em todo lugar onde a falta inesperada de energia pode vir a causar danos a aparelhos, risco a saúde ou ainda prejuízos a empresas... Temos vários tipos de nobreak, mas no geral sua função é estabilizar a voltagem e manter ligado o equipamento ao qual alimenta com energia elétrica, caso a mesma venha faltar inesperadamente, nesse caso o nobreak emite um aviso sonoro e o usuário sabe que apartir desse momento tem um tempo determinado para usar o aparelho antes que o mesmo se desligue. Esse tempo varia conforme a configuração do nobreak.
42. No Windows XP, em sua configuração original, a completa exclusão de um arquivo, sem passar para a Lixeira, ocorre quando a opção Excluir é utilizada simultaneamente com a tecla
(A) Shift.
(B) Del.
(C) Windows.
(D) Alt.
(E) Ctrl.
Comentário: Essa questão aborda um item muito comum, porem na maioria das vezes ignorado pelos usuários por se tratar de uma rotina simples. Quando excluímos um item no Programa Windows, em alguns casos podemos escolher se o mesmo deve ou não permanecer na lixeira, local de onde o mesmo ainda pode ser recuperado pelo usuário porem, em qualquer uma das formas de exclusão oferecida pelo sistema Windows ao usuário, quando é utilizado em conjunto a tecla Shift o item a ser excluído não vai para lixeira e é excluído definitivamente, não podendo mais ser recuperado pelo sistema Windows em vias normais.
Atenção: As questões de números 43 a 45 referem-se ao MS-Office 2003 e BrOffice .org 3, em suas versões em português e configurações originais.

43. Uma das opções do menu Arquivo do editor de texto do BrOffice (Writer) que NÃO tem correspondência nominal com o menu Arquivo do MS-Word é
(A) Modelos.
(B) Novo.
(C) Abrir.
(D) Salvar como.
(E) Propriedades.
Comentário: Veja essa questão faz uma comparação simples entre o Writer (Processador de textos do pacote BrOffice) e o Word (Processador de textos do pacote Microsoft Office), sabemos que são programas similares, porem, exige-se uma atenção especial quanto a localização dos comandos e aos atalhos oferecidos pelos dois programas em questão, o ideal é que o candidato tenha os dois pacotes instalados em seu micro, no caso o Microsoft Office e o BrOffice para que possa estudar de forma correta usando e realmente conhecendo os programas, que se fazem cada vez mais presentes nas provas de concurso.
44. Considere a seguinte planilha, elaborada no Br.Office ( Calc):

AB
1Primavera4
2Verão5
3Outono8
4Inverno9
5Outono7
6Verão6
7Total15
A função utilizada na célula B7 realiza a soma dos valores da coluna B quando correspondentes ao item Outono da coluna A. Trata-se da função
(A) ESCOLHER.
(B) SOMA.
(C) SUBSTITUIR.
(D) SOMASE.
(E) ARRUMAR.
Comentário: Importante chamar a atenção do candidato para planilhas eletrônicas, seja o Excel do pacote Microsoft Office ou o Calc do pacote BrOffice, essa questão é muito fácil perto de algumas cobradas na ultima prova do Banco do Brasil, dessa vez não temos Alça de Preenchimento, função =SE() ou outra coisa que faz muita gente perder o sono quando o assunto é Planilha de Calculo, a função SOMASE, é utilizada para somar uma lista de valores que podem fazer ou não parte de uma mesma sequência, no caso dessa questão, ela soma apesnas os valores existentes na coluna B, correspondentes a palavra Outono, exitente na coluna A. A formula fica assim - =somase(a1:a6;"outono";b1:b6)

45. Nas apresentações elaboradas no BrOffice ( Impress ), a transição de slides é feita no menu ...... e no Word ela é feita no menu ...... .
Completam respectiva e corretamente as lacunas:
(A) Apresentações e Exibir.
(B) Apresentações e Ferramentas.
(C) Apresentação de slides e Apresentação de slides.
(D) Apresentação de slides e Apresentações. ( Opção, conforme o gabarito )
(E) Apresentações e Apresentação de slides.
A questão 45, fala sobre a opção transição de slides no Programa Impress, do Pacote de programas BrOffice, no programa em questão, essa opção se encontra no menu Apresentação de slides o que esta correto, mas, a mesma questão solicita ao candidato que aponte em qual menu do Word, no caso, programa do pacote Microsft Office se encontra também a opção Transição de slides, o que esta errado, pois o Word, alem de não trabalhar com transição de slides, também não tem menu apresentações, quero lembrar, que o programa Word é um processador de textos. A questão deveria falar do programa PowerPoint do pacote Microsoft Office e não do programa Word. ESSA QUESTÃO FOI FORMULADA DE FORMA INCORRETA E DEVE SER ANULADA PELA BANCA.
46. Uma das formas possíveis de criar guias de home page no Internet Explorer 8, é: abrir o menu
(A) Exibir, depois escolher Barra de Ferramentas e, por fim, a janela Nova Guia.
(B) Favoritos, depois a opção Nova Janela e, por fim, a janela Adicionar a Favoritos.
(C) Favoritos, depois a opção Adicionar Página e, por fim, a janela Adicionar a Favoritos.
(D) Ferramentas, depois a opção Opções da Internet e, por fim, a aba Conexões.
(E) Ferramentas, depois a opção Opções da Internet e, por fim, a aba Geral.
Comentário: a questão 46 do caderno 1 da prova do Banco do Brasil é uma questão interessante, por se tratar também de uma questão fácil, mas também por se tratar de uma ação que muitas vezes é ignorado pelo usuário, quando digo ignorado, na verdade quero dizer que existem ações comuns, aquelas que executamos sempre e por esse motivo passam a ser quase que automáticas e parecem que não merecem a nossa atenção, mas cuidado, uma coisa é executar a operação em um micro e outra é ter que executar a mesma operação no papel, isto é, de forma teórica. No Menu Ferramentas do IE, encontramos uma serie de opção que nos permitem dizer ao sistema como o Navegador deve se comportar em determinadas situações, chamamos isso de configuração, vale a pena conferi-lo.
47. Programa capaz de capturar e armazenar as teclas digita das pelo usuário no teclado de um computador. Trata-se de
(A) scam.
(B) keyloggers.
(C) worm.
(D) trojan.
( E) spam.
Comentário: keyloggers, é um tipo de programa que maioria das vezes é instalado na maquina sem autorização e nem conhecimento do usuário, sua função é capturar senhas digitadas no teclado, podendo estas serem senhas de comunicadores instantâneos, Emails e principalmente senhas de contas bancarias e cartões de créditos. O keyloggers, na maioria das vezes é instalado na maquina por meios de infecções de vírus e também é capaz de capturar o que é digitado em teclados virtuais, muito usados em contas bancárias. Obs: use o bom senso! Não utilize senhas via internet em locais públicos ou que você não se sinta seguro, em sua maquina pessoal, faça uso de firewall e antivírus atualizado.
48. Analise as seguintes tecnologias:
I. Internet.
II. Rádio.
III. Televisão.
IV. Vídeo.
No processo de ensino/aprendizagem da educação à distância pode ser aplicado o que consta em
(A) I e III, apenas.
(B) I, III e IV, apenas.
(C) II e III, apenas.
(D) II, III e IV, apenas.
( E) I, II, III e IV.
Comentário: Considero mais uma questão de Atualidade do que de informática, na verdade uma questão dada de presente ao candidato, não é segredo que a Educação a Distância vem ha alguns anos em uma crescente e já é tratada por muitos como a Educação do Futuro, possibilitando o acesso aos lugares mais distantes e propiciando a qualificação e alfabetização de muitos. Claro, vamos dar o crédito a facilidade que a informática trouxe a vida e aos meios de comunicações.
49. O acesso total de um computador a outro remotamente localizado, via conexão de Internet ou de rede, pode ser feito, no Windows XP Profissional, por meio de
(A) Rádio, apenas.
(B) Linha telefônica, apenas.
(C) Área de Trabalho Remota.
(D) Opções de acessibilidade.
(E) Contas de usuário.
Comentário: por meio da opção de área remota, o usuário pode ter acesso a arquivos e utilizar programas de uma maquina a distância, ex, você pode configurar sua maquina em casa para acessar a sua maquina no trabalho, no caso você poderia através dos serviços de rede estar em casa, porem trabalhando com seus arquivos e programas como se estivesse na frente de sua maquina na empresa. Claro, a maquina ao qual se quer ter acesso deve estar ligada.
50. Tecnologia de multimídia distribuída em uma rede, através de pacotes. frequentemente utilizada para distribuir con-teúdo multimídia através da Internet. Trata-se de
(A) spanning ou wmv.
(B) streaming ou fluxo de mídia.
(C) portal de conteúdo e RSS.
(D) navegador internet e mpg.
( E) provedor de acesso à internet e avi.
Comentário: Streaming ou em português (Fluxo de mídia) é uma forma de distribuir informação multimídia em uma rede através de pacotes, geralmente é utilizada para distribuição de conteúdo multimídia na Internet. Isso possibilita que o usuário possa ouvir ou assistir vídeos em sua maquina usando a internet sem a necessidade de ter que baixar arquivos em sua maquina.

Fabio Lucio

3 comentários for "Questões de Informática Comentadas – Prova Banco do Brasil (07/08/2011)"

  1. Priscila 11/8/11

    Professor!!!
    Aprendi muito contigo!!!
    Valeu!!!

  2. Anônimo 30/3/12

    Parabens professor, esta ajudando muito com seus comentarios , muitas vezes por não fazer parte do nosso dia dia fica dificil entender.Obrigado

  3. Anônimo 27/12/12

    obrigado pele ajuda.Que Deus abençõe poderosamente a sua vida.

Leave a reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores