Questões Informática (Concurso Público) 18/01

Com relação a conceitos de Internet e intranet, assinale a opção correta.

a) Domínio é o nome dado a um servidor que controla a entrada e a saída de conteúdo em uma rede, como ocorre na Internet.

b) A intranet só pode ser acessada por usuários da Internet que possuam uma conexão http, ao digitarem na barra de endereços do navegador: http://intranet.com.

c) Um modem ADSL não pode ser utilizado em uma rede local, pois sua função é conectar um computador à rede de telefonia fixa.

d) O modelo cliente/servidor, em que uma máquina denominada cliente requisita serviços a outra, denominada servidor, ainda é o atual paradigma de acesso à Internet.

e) Um servidor de páginas web é a máquina que armazena os nomes dos usuários que possuem permissão de acesso a uma quantidade restrita de páginas da Internet.


Assinale o nome dado para o conceito que pode ser interpretado como “uma versão privada da Internet” ou uma mini-Internet confinada a uma organização:

A ) Extranet.

B ) Intranet.

C ) WebIntra.

D ) Cliente-Servidor.

E ) Web.


Acerca de conceitos relacionados à Internet e intranet, assinale a opção correta.

a) A Internet é uma rede mundial de computadores, administrada pelo governo norte-americano, para disponibilizar informações do mundo inteiro.

b) Intranet é a mesma coisa que Internet, só que ela foi criada para ser acessada apenas por usuários externos a determinada instituição.

c) Para se acessar a Internet, basta ter um computador conectado na rede elétrica, pois, com o advento das redes sem fio, atualmente não são mais necessários cabos ou fios de telefonia para o acesso.

d) Fazer parte da Internet significa usufruir de diversos serviços, como correio eletrônico, acesso a conteúdo livre ou pago, sendo necessário, para tanto, utilizar o protocolo TCP/IP.

e) O endereço www.minhaempresa.com.br identifica uma intranet que só pode ser acessada por usuários comerciais no Brasil.


4- O termo Worm é usado na informática para designar programas que combatem tipos específicos de vírus de computador que costumam se disseminar criando cópias de si mesmos em outros sistemas e são transmitidos por conexão de rede ou por anexos de e-mail.

a) Certo b) Errado


(STF, Cespe - Técnico Judiciário - 2008)

Acerca de conceitos e tecnologias relacionados à Internet e a intranet, julgue os itens subsequentes em

(C) Certo (E) Errado.


Arquivos que armazenam documentos gerados a partir do Microsoft Word de versão superior ou igual à 2003 são imunes a infecção por vírus de macro, devido à incapacidade de esse tipo de vírus infectar arquivos com extensão .doc obtidos por meio do referido programa.

a) Certo b) Errado


b) Na Internet, o termo cookie é utilizado para designar um tipo de vírus que tem por função destruir dados contidos no disco rígido de um computador infectado.

a) Certo b) Errado


A estrutura de endereço de correio eletrônico nome@empresa.com está incorreta, pois após o conjunto de caracteres “.com” é obrigatória a inclusão de um ponto seguido por uma sequência de letras que indique o país do usuário do endereço, independentemente de qual seja esse país.

a) Certo b) Errado

Um computador pode ser protegido contra vírus por meio da instalação de software específicos como, por exemplo, Norton Anti-virus, McAfee Security Center e AVG, que identificam e eliminam os vírus.

a) Certo b) Errado


Tipo de tecnologia de identificação digital que permite que transações eletrônicas dos mais diversos tipos sejam feitas, considerando sua integridade, autenticidade e confidencialidade, de forma a evitar que adulterações, interceptações ou outros tipos de fraude ocorram. Trata-se do conceito de

a) Certificação Digital.

b) Assinatura Digital.

c) Segurança da Informação.

d) Firewall.

e) Criptografia.


Com relação à Internet e Intranet, é correto afirmar que:

a) o FTP (File Transfer Protocol) é um serviço da Internet para a transferência de arquivos.

b) Internet é sinônimo de World World Web ou rede mundial de computadores.

c) numa Intranet cada computador da organização precisa ter seu endereço reconhecido na Internet.

d) Gateway, roteador e modem ADSL são aparelhos com funções específicas na Intranet.

e) a Internet faz uso do protocolo de comunicação HTTP, enquanto a Intranet utiliza o protocolo HTTPS.

2 comentários for "Questões Informática (Concurso Público) 18/01"

  1. Anônimo 18/2/11

    Ao observar o conteúdo destacado em seu blog,verifiquei que é algo maravilhoso.possui inúmeras informações de fundamental importância para o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas. abrangendo uma ampla area do conhecimento; parabéns...sucesso..aluna= Ana Paula Vargas..

  2. Ola Ana... como é bom receber um comentário assim, motiva a continuar a melhorar sempre... Obrigado querida, bjooo

Leave a reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores