Você sabe o que é esgoto?

Escola Estadual de Ensino Médio Senhor dos Caminhos. Tapejara-RS

Saôni Mattei - Edvana Della Santa - Isabela Bianetti




Você sabe o que é esgoto?

São águas que, após a utilização humana, apresentam as suas característica naturais alteradas e são genericamente designadas de esgoto, ou [aguas servidas.

Esgoto no Brasil

O saneamento b[asico brasileiro esta longe de ser adequado e as cidades não planejadas tornam esse problema ainda maior. Em pleno s[éculo XXI, o esgoto não deve ser tratado como res[iduo, mas sim como recurso. Novas t[ecnicas de tratamento visam resolver com eficiência, sustentabilidade e baixo custo, a falta de acesso ao saneamento b[asico que atinge 67,5% da população brasileira. A conscientização sobre a importância do saneamento b[asico e a divulgação dessas novas t[ecnicas são de extrema importância para começar a mudar a realidade de algumas regiões do nosso pa[is.

Canteiro Bio-Séptico

Desenvolvido pelo IPEC e conhecida popularmente por “fossa de bananeiras” é uma técnica de tratamento do esgoto doméstico que soluciona o problema da poluição com os efluentes jogados em sumidouros.

Este sistema associa a digestão anaeróbica (sem oxgênio) a um canteriro séptico que direge toda a matéria orgânica na zona de raízes das plantas em conjunto com micro-organismos aeróbicos. A água é evapo-transpirada, eliminando totalmente qualquer tipo de resíduo, além de produzir biomassa vida, inclusive frutos. Essas é uma forma barata e simples, de tratar o esgoto doméstico na própria residência.

Trabalho apresentado pelas alunas citadas acima no campus da UPF em Passo Fundo.



"Cuidar do meio ambiente é conscientizar o próximo de suas responsabilidades"


Fabio Lucio



4 comentários for "Você sabe o que é esgoto?"

  1. Fábio, conscientizar o público é com certeza muito importante. Vários dos problemas enfrentados na sociedade são oriundos do saneamento básico mal adequado e incorreto. Saber disso pode e faz toda a diferença e levar informações práticas e interessantes até as pessoas através do blog é o primeiro passo, além de uma maneira muito eficiente de começar a mudar a realidade no Brasil.


    Obrigada pelo post, muito bom!

  2. Muito bom...
    Sem dúvida o melhor projeto da feira de ciências da UPF!!

  3. Que Post Fantástico!
    Amigo Fábio:
    O projeto ao que percebi, é prático, inteligente e simples... Muito bem que alguns dirigentes públicos poderiam adotar como modelo.
    Parabenizo-o pela sua nobre iniciativa em divulgar tão importante recurso, pois, o seu post é de grande relevância!
    Abraços,
    LISON.

  4. Fabio meu amigo parabéns pelo seu post Você sabe o que é esgoto? confesso que conhecia superficialmente o assunto sobre Esgoto no Brasil e Canteiro Bio-Séptico gostaria de saber se autorizas colocar na íntegra o seu texto em um de meus blogs, tendo vita o dizes: "Cuidar do meio ambiente é conscientizar o próximo de suas responsabilidades" sendo que mencionarei a Autoria com os devidos créditos é claro, caso autorize!!!!!!!!!!!!

Leave a reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores