O livro e a vergonha! Crônica

Esse dias estava sentado na rodoviária quando se aproximou um senhor, mal vestido, sujo e com um cheiro horrível de bebida alcoólica, qual é a primeira coisa que se espera, mais um pedinte... mas, qual fora minha surpresa, quando o senhor abriu uma mochila que carregava e retirou um livro dizendo, "essa é minha história de vida!".
Apanhei o livro e dei uma olhada, estava la a foto daquele senhor, um livro de 278 paginas muito bem encadernadas, um livro bonito sim! o conteúdo fascinante, um ex-menino de rua que cresceu sem apoio nenhum da familia, morador de rua e que hoje anda vendendo o livro que escrevera e fora editado por uma pessoa anônima... sabe quanto o livro? míseros R$ 5,00 que não pagam nem a sua capa... nesse momento meu ônibus chegou e rapidamente, alcancei o dinheiro e antes que pudesse virar as costas o senhor me disse:

- Guri... você vai se apaixonar pelo que escrevi!
Gente, isso aconteceu a dois dias, quanto ao livro estou lendo sim, não fala de dragões e nem heróis, não tem a intenção de servir como apoio a auto-ajuda e nem tem poesias. Infelizmente o livro fala sobre uma vida difícil e retrata bem o abandono e a exclusão que sofre as classes menos favorecidas, não me orgulho em ter comprado por uma ninharia, por míseros R$ 5,00, para ser sincero eu deveria dar mais que isso aquele senhor, a cada pagina que leio sinto algo que não sei explicar, talvez uma mistura de raiva, compaixão e não sei mais o que...
Me pergunto e abro a pergunta a você também:
- Quantos talentos assim estão perdidos nesse exato momento pelas ruas? quanta falta de oportunidade, quanta gente se aproveitando da miséria alheia. Quando ligo a teve, vejo programas hipócritas que usam da pobreza e da falta de oportunidade para se promover, como se precisasse estar em rede nacional para dar uma cesta básica a quem tem fome, escândalos assombram a política em nosso pais levando a desesperança a quem não tem nada, quando digo nada, não me refiro só ao que comer, mas a oportunidade de poder ser e ter alguma coisa.
Realmente aquele senhor estava com a razão, me apaixonei pelo livro sim, pois ele estampa nos olhos de quem o lê a triste história de uma sociedade moldada sobre padrões éticos que não condizem com a realidade de seu dia-a-dia.
Hoje convido você a pensar... o que realmente fazemos pela pessoas ? alguns dizem que o problema não é nosso, cuidado, reflita bem pois, talvez seja mais nosso e grave do que imaginamos.


Fabio Lucio

5 comentários for "O livro e a vergonha! Crônica"

  1. Anônimo 26/5/10

    Fábio ao ler o seu relato,me recordei de um outro da minha estimada amiga Luciana Vaz,falando com outras palavras a mesma coisa que vc esta dizendo nesse momento...e chego a sentir vergonha de olhar as pessoas simples a minha volta e duvidar das suas reais capacidades...quantos senhores neste país não estão na mesma situação de abandono e descaso.
    Uma verdadeira Lástima.
    Bjos

  2. Sensacional seu post grande realidade.
    Abraços forte

  3. Quando dizem o problema nao e nosso, na verdade, esses sao os problemas do mundo,pois sao egoistas, e muitos nao notam que caminham para um triste fim.Olhar pra fora e olhar pra si, amar e receber amor.Excelente texto, pena que a realidade ainda seja tao dura.

  4. Querido,
    Infelizmente muitas pessoas de talento e caráter passam por nossos olhos, diariamente, desapercebidas.
    Grande beijo,
    Jackie

  5. As pessoas que muitos consideram simples, tem capacidades intelectuais que desconhecemos.
    Somos muito apegados às aparências, o que nos impede de ver o próximo como ele realmente é.
    Alguns não tem as oportunidades que gostariam na vida, mas de modo algum são de menor valor que os que a tiveram.

Leave a reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores