Nota Promissória

Nota promissória


Uma nota promissória é um título cambiário em que seu criador assume a obrigação direta e principal de pagar a soma constante no título. A nota promissória nada mais é do que uma promessa de pagamento.

A nota promissória é uma promessa de pagamento, para seu nascimento são necessárias duas partes, o emitente ou subscritor, criador da promissória no mundo jurídico, e o beneficiário ou tomador que é o credor do título.

Para exemplificar a constituição de uma nota promissória citamos a seguinte hipótese, Pedro empresta R$ 1.000,00 (mil reais) ao seu amigo Anderson, que por sua vez se compromete a efetuar o pagamento do empréstimo em trinta dias, assim sendo, emite uma nota promissória no valor do empréstimo onde o beneficiário é o Pedro, com vencimento para trinta dias da data.

Como nos demais títulos de crédito a nota promissória pode ser transferida a terceiro por endosso, bem como nela é possível a garantia do aval.

Caso a nota promissória não seja paga em seu vencimento poderá ser protestada, como ainda será possível ao beneficiário efetuar a cobrança judicial, a qual ocorre por meio da ação cambial que é executiva, no entanto a parte só pode agir em juízo se estiver representada por advogado legalmente habilitado.

A nota promissória é prevista no decreto 2044 de 31 de dezembro de 1908 e na Lei Uniforme de Genebra, seus requisitos são os seguintes:

1. A denominação "nota promissória" lançada no texto do título.

2. A promessa de pagar uma quantia determinada.

3. A época do pagamento, caso não seja determinada, o vencimento será considerado à vista.

4. A indicação do lugar do pagamento, em sua falta será considerado o domicílio do subscritor (emitente).

5. O nome da pessoa a quem, ou a ordem de quem deve ser paga a promissória.

6. A indicação da data em que, e do lugar onde a promissória é passada, em caso de omissão do lugar será considerado o designado ao lado do nome do subscritor.

7. A assinatura de quem passa a nota promissória (subscritor).

Preencher nota promissória?


Vencimento...........de.................... a data do vencimento.
Nº................(ordene a ordem das promissórias, ex 01/2, 02/2)
Valor......................R$............
Aos (tantos dias) do mês (coloque o mês) de ......(coloque o ano) (tudo por extenso), pagarei por esta única via de NOTA PROMISSÓRIA, à..............................(colocar o nome de quem irá receber), ou à sua ordem, a quantia de ............................(escreva por extenso o valor ), em moeda corrente deste país, pagavel em.............(coloque a localidade)
Emitente................(coloque o nome do devedor)
CPF/ou CNPJ............(coloque o número)
Endereço...............(coloque o endereço do devedor)
1ª linha à direita é para ser colocada a data da emissão.
A segunda linha à direita é para o devedor assinar.

0 comentários for "Nota Promissória"

Leave a reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores