Faça o melhor CURRÍCULO - Parte I

O mercado de Trabalho


O mundo encontra-se em constante desenvolvimento, ao consultar a história através do tempo podemos facilmente perceber que vivemos em uma época de cinema, isto mesmo, há pouco tempo atrás, sonhávamos e dávamos asas a nossa imaginação quando falávamos em tecnologia, equipamentos de ultima geração que na ficção nos permitia, falar com qualquer pessoa no planeta, sem nenhuma obrigação de cabos ou aparelhos fixos, falávamos sobre a casa do futuro que poderia ser controlada a distância apenas com o pressionar de uma tecla do controle remoto, EPA, inclusive o próprio con
trole remoto também estava em desenvolvimento, combustíveis menos poluentes, automóveis automatizados, computadores, televisores digitais, micro-ondas e muito mais. Importante lembrar que a necessidade gera desenvolvimento, com tanta tecnologia existente, o mundo a sua volta se transformou e com isso tivemos que nos adaptar revendo conceitos e principalmente melhorando a qualidade em nossos relacionamentos. É fácil notar que, no campo profissional as coisas evoluíram muito rápidas, o mercado se globalizou e tornou-se exigente, priorizando cada vez mais a qualificação e a informação.

O primeiro passo rumo ao mercado de trabalho é, elaborar um CURRÍCULO, mas, o que é isto? Muito bem, o currículo é documento que merece todo o nosso respeito, na verdade é o cartão de visitas apresentado ao mercado que passou por transformações ao longo dos anos, vou fixar aqui uma data para que possamos visualizar melhor suas mudanças, imagine esse documento na década de 80 e a evolução para os dias de hoje.

"Um currículo bem confeccionado abre portas".
Um Currículo para ser eficiente em primeiro lugar deve ser um documento limpo, isto é, assertivo, dizer muito, falando pouco. Na década de 80, o currículo era avaliado pelo numero de paginas, quanto mais paginas tivesse, mais bem quisto era no mercado de trabalho. Dando uma olhada hoje vejo quanta bobagem fazíamos naquela época, pois poucas pessoas tinham conteúdo bastante para rechear esse documento, tudo isso por que, não tínhamos acesso à educação e a informação como hoje. Mas, dávamos um jeito acredite, colocava-se neste documento um pouco de tudo, se aproveitariam não se sabe, mas, que o documento acabava com um monte de paginas acabava.

Felizmente hoje esse conceito mudou, vivemos na era da qualidade, não vamos desprezar a quantidade, mas pelo menos o conceito mudou, hoje um currículo para ser eficiente tem que ser direto, o numero de paginas diminuiu, de suas possíveis 10 para um Maximo de 3 folhas. IMPORTANTE, existem currículos e currículos, dependendo da formação e experiência da pessoa, o numero de paginas aumenta sim, mas, quero deixar aqui a seguinte observação, usamos poucas paginas sim, mas, melhoramos muito em termos de conteúdo.


A estrutura que vou colocar aqui é a estrutura que uso no meu currículo pessoal, cuidado, não confunda CURRÍCULO, com ficha de inscrição adotada por algumas empresas no mercado de trabalho, resumindo o nosso documento em questão, hoje não leva mais uma serie de informações que dispunha antigamente, tais como, alguns dados pessoais e profissionais.


Imagine você deixando um currículo hoje nas mãos de pessoas desconhecidas onde o mesmo oferece a golpistas um prato cheio, CALMA, eu explico, o numero de todos os seus documentos, informações pessoais e como se não bastasse sua assinatura no final, nossa, ainda bem que mudou...


Outro dia um aluno me perguntou Fabio, mas e a ficha de inscrição oferecida pelas empresas, nossos dados ficam La? “Sim”, eu respondi, mas, com uma diferença, a tal ficha de inscrição é um documento da empresa que é arquivado e não fica a disposição de qualquer um, de qualquer forma, tenha consciência que devemos procurar conhecer a empresa na qual pretendemos conquistar uma vaga, buscando informações dos benefícios que a mesma oferece e a sua confiabilidade junto aos seus colaboradores.



Continua na segunda parte do Artigo ( Faça o melhor CURRÍCULO - Parte II ) deixei um modelo para baixar e explico passo-a-passo como preenche-lo.




6 comentários for "Faça o melhor CURRÍCULO - Parte I"

  1. Olá professor Fabio.Achei super interessante às dicas de elaboração do currículo, principalmente sobre a parte sobre seminários e palestras, pois no meu currículo estas informações estavam expostas junto aos cursos de aperfeiçoamento, portanto foi uma ótima dica para melhorar a elaboração do meu currículo e provavelmente nós demais leitores e usuários. Abraço.Francieli Spillari.

  2. Professor Fabio!!Uma pessoa fantastica, obrigado por tudo que você tem me ensinado...Pesso a Deus que ilumine sempre os seus caminhos, muito sucesso...Um abração de quem te admira muito....Carol Thaís

  3. Professor Fabio!Muito interessante o assunto,fui sua aluna e tenho vc como uma pessoa pessoa super competente,e sempre nos ajudando em nossas duvidas,com certeza todo esse assunto vai me ajudar a fazer um currículo pequeno mas com todos os dados necessário.Sucesso hoje e sempre,e obrigado pelas dicas.Abraços.Roberta Albarello

  4. Oi Fábio!!!Muito legal e interessante esta sua idéia. Admiro muito o seu trabalho e vc como pessoa, como mestre transmitindo seus conhecimentos, pois já tive a oportunidade de ser sua aluna.Obrigada por compartilhar conhecimentos e oferecer a outras pessoas informações tão necessárias hoje, num país competitivo e complicado que vivemos.Grande abraçooo, sucesso!!!!Leila

  5. Fábio,um post magnífico!Um currículo bem elaborado e conciso sem dúvida alguma abre muitas portas.
    bjos

  6. Muito bom e bastante elucidativo o seu texto, Lucio!

    Apesar de ser um assunto muito comentado, ainda existem pessoas que precisam de orientação sobre o tema, o que o seu post faz com perfeição.

    Um abraço...

Leave a reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores