Primeira chamada do ProUni sai na 5ª-feira


O Programa Universidade para Todos (ProUni) teve 1.032.873 candidatos inscritos, segundo balanço divulgado nesta terça-feira, 22, pelo Ministério da Educação (MEC). O total de inscrições foi de 2.011.538, considerando que cada estudante pode concorrer a até duas opções de curso.
O Estado com maior número de inscritos - 187 mil - na primeira edição do programa neste ano foi São Paulo, seguido por Minas (141 mil) e Rio (75 mil).
A primeira convocação de candidatos pré-selecionados será feita na quinta-feira, 24, e o prazo para matrícula na instituição de ensino vai até o dia 31.
No dia 8 de fevereiro será divulgada a segunda chamada de pré-selecionados. O candidato deve providenciar a matrícula e a apresentação de documentos até o dia 19 do mesmo mês.
O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior. Para o primeiro semestre deste ano foram oferecidas 162.329 bolsas, sendo 108.686 integrais e 53.643 parciais (que cobrem 50% da mensalidade).
Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio (R$ 1.017). Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos (R$ 2.034) por pessoa.
O estudante que conseguir apenas uma bolsa parcial pode custear a outra parte por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), sem necessidade de apresentar fiador. Para isso, é preciso que a instituição onde o aluno pretende se matricular tenha firmado termo de adesão ao Fies e ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo.
Estão dispensados dos requisitos de renda para a obtenção de bolsa os professores da rede pública em efetivo exercício do magistério na educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Eles concorrem exclusivamente a bolsas para cursos de licenciatura.
Fonte: O Estado de São Paulo

Fabio Lucio

Sobre o autor

Fabio Lucio Professor de Cursos Preparatórios para Concurso Público na disciplina de Informática. Palestrante Motivacional. Professor do Curso de Qualificação Gestão de Pessoas. Blogueiro apaixonado pelo faz... Leia Mais sobre o autor...

0 comentários for "Primeira chamada do ProUni sai na 5ª-feira"

Leave a reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores