Informática - O que é uma partição?


Uma partição, algumas vezes chamada de volume, é uma área em um disco rígido que pode ser formatada com um sistema de arquivos e identificada por uma letra do alfabeto. Por exemplo, a unidade C na maioria dos computadores com Windows é uma partição.
Nesta versão do Windows, quando você usar o Gerenciamento de Disco, um snap-in do Console de Gerenciamento Microsoft, para criar partições em um disco básico, as três primeiras partições criadas são partições primárias. Isso pode ser usado para iniciar um sistema operacional. Se você desejar criar mais que três partições, a quarta partição é criada como partição estendida.
Uma partição estendida é uma forma de solucionar o problema de limite de número de partições primárias que um disco básico pode ter. Uma partição estendida é um contêiner que pode armazenar uma ou mais unidades lógicas. Unidades lógicas funcionam como partições primárias, mas não podem ser usadas para iniciar um sistema operacional.
Um disco rígido deve ser particionado e formatado para que possa armazenar dados. Muitos computadores são particionados como uma única partição com o mesmo tamanho do disco rígido. Não é necessário particionar um disco rígido em diversas partições menores, mas isso pode ser útil para organizar dados no disco rígido. Alguns usuários preferem ter partições separadas para arquivos de sistema operacional doWindows, programas e dados pessoais.

Fonte: Microsoft

Fabio Lucio

Sobre o autor

Fabio Lucio Professor de Cursos Preparatórios para Concurso Público na disciplina de Informática. Palestrante Motivacional. Professor do Curso de Qualificação Gestão de Pessoas. Blogueiro apaixonado pelo faz... Leia Mais sobre o autor...

0 comentários for "Informática - O que é uma partição?"

Leave a reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores